FDTE Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia

Resolução de Controvérsias
FDTE André S. Gertsenchtein; Bertram C. Shayer; Claudio A. Dall’Acqua e João A. Machado Neto

O PROBLEMA

A ausência de cultura de planejamento em empreendimentos, por parte de contratantes e contratados, resulta em sua execução sem elementos essenciais e favorece o surgimento de controvérsias. Falta de projetos executivos completos, inexatidão na determinação de responsabilidade das partes, dimensionamento inadequado de fontes e recursos, além de descumprimento da legislação ambiental, tornam difícil a boa gestão contratual e resultam em impactos negativos em custos, prazos e qualidade dos trabalhos, gerando conflitos contratuais.

SOLUÇÃO MODERNA – Dispute boards, Mediação e Arbitragem

Cada vez mais as partes envolvidas em disputas buscam soluções negociadas através de mecanismos de resolução administrada de litígios. Conciliação, mediação e arbitragem são modalidades de ADR – Alternative Dispute Resolutions.

Já os Dispute Boards funcionam de modo preventivo, evitando que desajustes contratuais – sanáveis no transcorrer do próprio contrato – possam se transformar em conflitos entre as partes.

A FDTE presta assistência técnica, tanto no suporte de engenharia aos pleitos elaborados pelas partes quanto em comitês de acompanhamento da execução de contratos, visando apoiar a solução de eventuais questões, a fim de evitar que se tornem controvérsias.

NOSSA ATUAÇÃO TEM POR OBJETIVO OFERECER SUPORTE TÉCNICO A PLEITOS ELABORADOS PELAS ÁREAS JURÍDICAS DOS CLIENTES
Equipe liderada por engenheiros seniores, com histórico de atuação em várias especialidades da engenharia, envolvendo projetos nacionais e internacionais.

EXCELÊNCIA EM SERVIÇOS
• Grupo multidisciplinar composto por profissionais com larga vivência prática de mercado.
• Engenharia de ponta lastreada na Escola Politécnica da USP

EXPERTISE FDTE
Nossos profissionais têm ampla experiência em serviços de engenharia de grande porte, tais como complexos industriais e agroindustriais, obras de infraestrutura (rodoviária, ferroviária, aeroportuária, telecomunicações, energia e saneamento), complexos prediais habitacionais e comerciais, hipermercados e shopping centers, centros logísticos multimodais.

A FDTE atua em controvérsias contratuais em:

Assistência técnica em arbitragens e outros procedimentos alternativos de resolução de disputas – ADRs

• Suporte à preparação de documentos
• Identificação de pontos técnicos de sucesso provável e elaboração de estratégias de interesse dos clientes
• Análise dos impactos físicos e financeiros decorrentes de indefinições, atrasos, retrabalhos, ociosidades, deficiências de qualidade e de produtividade
• Identificação de pontos de ruptura contratual
• Análise crítica de métodos construtivos e de soluções técnicas
• Orientação na coleta de dados e organização de informações relevantes
• Preparação, análise e conceituação de quesitos técnicos
• Depoimentos, testemunhos e pareceres técnicos

Assistência técnica para elaboração de claims
• Análise de viabilidade e da suficiência de informações contempladas no planejamento contratual
• Avaliação dos documentos de acompanhamento do progresso e do desempenho dos serviços e identificação de falhas de gestão contratual
• Orientação na preparação e manutenção de registros
• Identificação de eventuais desequilíbrios econômico-financeiros

FDTE
Criada em 1972 como fundação de apoio à Escola Politécnica da USP, a FDTE – Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia – tem contribuição histórica para a expansão da engenharia no Brasil.

Com mais de 1300 projetos realizados para os setores público e privado, desenvolvidos por equipes próprias e por pesquisadores da Escola Politécnica, a FDTE foi responsável pelo projeto do primeiro computador brasileiro.

Para atender a resolução de conflitos contratuais, a FDTE constituiu grupo multidisciplinar voltado para a assistência a escritórios especializados e áreas jurídicas das organizações.

Voltar aos projetos