FDTE Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia

Simulação para Operações de Terminais Portuários
Rui Carlos Botter

O CILIP – Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária - constituído por professores e pesquisadores do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da USP, desenvolve projetos de simulação das operações de terminais portuários para a mineradora VALE, através de convênio com a FDTE. A partir de cenários previsíveis de oferta, demanda, embarcações, entre outros, esses modelos computacionais conseguem estimar a capacidade dos terminais portuários, mesmo antes de sua construção.

Coordenados pelo professor doutor Rui Carlos Botter, estão em desenvolvimento três projetos de simulação: do centro de distribuição de minério, em construção pela VALE na Malásia; do porto-indústria, conceituação do terminal enquanto rotinas industriais; e de simulação de manobras de navios em terminais portuários da mineradora. O objetivo da empresa é dimensionar a capacidade de movimentação de carga desses sistemas portuários.

Os projetos realizados pelo CILIP e FDTE não têm o caráter de consultoria especializada, mas de parceria com o cliente, em que é feito o desenvolvimento das soluções, a transferência de tecnologia e os treinamentos de maneira conjunta.

Voltar aos projetos