FDTE Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia

Laboratório de Microestrutura e Ecoeficiência de Materiais
Vanderley Moacyr John & Rafael Giuliano Pileggi

Com o apoio da FDTE e o patrocínio da Intercement, o Departamento de Engenharia Civil da POLI se prepara para reformar totalmente um edifício antigo, onde será instalado o CICS - Centro de Inovação em Construção Sustentável. A holding para negócios de cimento do Grupo Camargo Corrêa investiu R$ 5 milhões no projeto, coordenado pelos professores Vanderley John e Rafael Pileggi.

O CICS abrigará o Laboratório de Microestrutura e Ecoeficiência de Materiais, que concentra pesquisas de inovação na construção sustentável - entre elas, a de desenvolvimento de concretos ecoeficientes. O projeto de retrofit do edifício é coordenado pelo escritório de arquitetura Aflalo e Gasperini, que conta com a colaboração de professores líderes em cada tema.

Os aspectos a serem considerados na reforma do edifício incluem geração de energia solar e geotérmica; ar condicionado de alta eficiência - teto radiante em áreas de laboratório; vidros e esquadrias de alta eficiência; envoltória com capacidade térmica variável - seja com água ou materiais de mudança de fase; concretos de baixo consumo de ligante; tetos frios; iluminação de alta eficiência e iluminação zenital.

Voltar aos projetos