FDTE Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia

Análise de Segurança para o Metrô de São Paulo
João Batista Camargo Júnior

Para que o Metrô de São Paulo funcione de modo seguro e correto, é fundamental a consultoria desenvolvida, desde 1980, pelo GAS - Grupo de Análise de Segurança - da POLI, por intermédio da FDTE. Hoje, o grupo analisa a segurança das linhas 1 – azul, 2 – verde; 3 – vermelha, e 5 – lilás, bem como os futuros monotrilhos das linhas 15 - prata e 17 - ouro.

Esse projeto tem como objetivo analisar os sistemas de sinalização, visando avaliar os níveis de segurança correspondentes a situações perigosas, como descarrilamentos, colisões entre trens ou atropelamentos das equipes de manutenção em vias metroferroviárias.

O projeto coordenado pelo professor doutor João Batista Camargo, envolve professores do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da POLI, bem como mestrandos e doutorandos. Trata-se de uma equipe com altíssimo nível de especialidade em metodologia de análise de segurança envolvendo hardware, software e procedimentos operacionais. Em todos esses anos, o Metrô autoriza o funcionamento de uma linha comercial após esse tipo de análise independente tiver sido realizada, e as questões de segurança resolvidas.

Voltar aos projetos